União de Jovens e Adolescentes Cristãos
"E sede cumpridores da Palavra e não somente ouvintes (...)"
Tiago 1.22a

domingo, 13 de maio de 2012

Leitura Diária (13.05.2012)

Um Novo Tempo
Êxodo 12.29-15.21
The Egyptians Drowned in the Red Sea de Gustave Doré (http://www.creationism.org/images/)

   Por fim, depois de atravessar o mar e ver os egípcios serem derrotados, os israelitas confiaram em Deus. E então partem para um dos momentos mais lindos ao lado de Deus: a hora de cantar a Ele sua decisão e reconhecimento.
   Parece que Deus podia, enfim, ver que seu nome era compreendido. E mais, celebravam uma perspectiva de futuro falando confiantes de Canaã. Desta vez não eram apenas Moisés e Arão caminhando ao lado de Deus. O povo cantava e dançava por viver segundo os planos de Deus.
   Não perca de vista as lembranças do que o Senhor já fez por você. Celebre-as! Celebre-as em comunidade com seus irmãos. Exalte ao Senhor por isso.
(Texto adaptado da revista Diálogo e Ação)

Leitura Diária
- Segunda-Feira: Êxodo 12.29-39
- Terça-Feira : Êxodo 12.40-51
- Quarta-Feira: Êxodo 13.1-10
- Quinta-Feira: Êxodo 13.11-22
- Sexta-Feira: Êxodo 14.1-14
- Sábado: Êxodo 14.15-31
- Domingo: Êxodo 15.1-21

1 Então Moisés e os israelitas entoa­ram este cântico ao Senhor: “Cantarei ao Senhor, pois triunfou gloriosamente. Lançou ao mar o cavalo e o seu cavaleiro! 
2 O Senhor é a minha força e a minha canção; Ele é a minha salvação! Ele é o meu Deus e eu o louvarei, é o Deus de meu pai, e eu O exaltarei! 
3 O Senhor é guerreiro, o Seu nome é Senhor. 
4 Ele lançou ao mares carros de guerra e o exército do faraó. Os seus melhores oficiais afogaram-se no mar Vermelho. 
5 Águas profundas os encobriram; como pedra desceram ao fundo. 
6 Senhor, a Tua mão direita foi majestosa em poder. Senhor, a Tua mão direita despedaçou o inimigo. 
7 Em Teu triunfo grandioso, derrubaste os Teus adversários. Enviaste o Teu furor flamejante, que os consumiu como palha. 
8 Pelo forte sopro das Ttuas narinas as águas se amontoaram. As águas turbulentas firmaram-se como muralha; as águas profundas congelaram-se no coração do mar. 
9 O inimigo se gloriava: “Eu os perseguirei e os alcançarei, dividirei o despojo e os devorarei. Com a espada na mão, eu os destruirei”. 
10 Mas enviaste o Teu sopro, e o mar os encobriu. Afundaram como chumbo nas águas volumosas. 
11 Quem entre os deuses é semelhante a Ti, Senhor? Quem é semelhante a Ti? Majestoso em santidade, terrível em feitos gloriosos, autor de maravilhas? 
12 Estendes a Tua mão direita e a terra os engole. 
13 Com o Teu amor conduzes o povo que resgataste; com a Tua força Tu o levas à Tua santa habitação. 
14 As nações ouvem e estremecem; angústia se apodera do povo da Filístia. 
15 Os chefes de Edom ficam aterrorizados, os poderosos de Moabe são tomados de tremor, o povo de Canaã esmorece; 
16 terror e medo caem sobre eles; pelo poder do Teu braço ficam paralisados como pedra, até que passe o Teu povo, ó Senhor, até que passe o povo que Tu compraste. 
17 Tu o farás entrar e o plantarás no monte da Tua herança, no lugar, ó Senhor, que fizeste para a Tua habitação, no santuário, ó Senhor, que as Tuas mãos estabeleceram. 
18 O Senhor reinará eternamente. 
19 Quando os cavalos, os carros de guerra e os cavaleiros do faraó entraram no mar, o Senhor fez que as águas do mar se voltassem sobre eles, mas os israelitas atravessaram o mar pisando em terra seca.”
20 Então Miriã, a profetisa, irmã de Arão, pegou um tamborim e todas as mulheres a seguiram, tocando tamborins e dançando. 
21 E Miriã lhes respondia, cantando: “Cantem ao Senhor, pois triunfou gloriosamente. Lançou ao mar o cavalo e o seu cavaleiro”. 
Exercite sua Memória
"Por que clamas a mim? Diga aos filhos de Israel que marchem."
Êxodo 14.15
INTERCESSORES E SUSTENTADORES – Ore por cada interecessor e sustentador de missões no Brasil, inclusive você. Peça ao Senhor que aumente sua visão e seu amor pelos perdidos. Interceda por suas famílias, para que ninguém se perca, e pelas igrejas, para que jamais percam a visão do que é primordial para Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário