Sábado - Mateus 5.1-12:
Após os 3 capítulos de Naum, os próximos textos são trechos do Sermão do Monte, inicialmente, as 'Bem-aventuranças'. Relacionados diretamente ao tema da semana, dois versículos falam sobre justiça: 6 e 10.
O versículo 6 nos mostra que aqueles que buscam a justiça (tem fome e sede dela) são bem-aventurados (muito felizes), pois eles serão satisfeitos; ou seja, sua busca não será em vão, ou seja, eles a alcançarão. Assim como o povo de Israel e Judá viram a justiça ser feita com a destruição de Nínive, todos aqueles que sofrem injustiça, também verão o fim dessa.
E aí, entramos no versículo 10, que fala sobre a perseguição em nome da justiça. Aqueles que se recusam a se conformar com coisas erradas, e por isso acabam sofrendo, também serão recompensados, pois têm o Reino dos Céus. Isso nos mostra que essa deve ser a atitude do salvo: lutar pela justiça, mesmo que padeça por isso.
De forma geral, todas as outras bem-aventuranças também tratam de justiça, pois elas mostram que Deus preza por atitudes corretas, justas e concede bênçãos àqueles que ajem conforme elas.
1. Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele,
2. e ele começou a ensiná-los, dizendo:
3. "Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.
4. Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.
5. Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança.
6. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.
7. Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia.
8. Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.
9. Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.
10. Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus.
11. "Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês.
12. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês".
Nenhum comentário:
Postar um comentário