União de Jovens e Adolescentes Cristãos
"E sede cumpridores da Palavra e não somente ouvintes (...)"
Tiago 1.22a

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Leitura Diária (28.11.2014)

Um Rei Bem-sucedido
2Crônicas 29.1-36; 30.1-27; 31.1-21

   A Páscoa era o momento em que o povo celebrava a libertação do Egito. A saída da escravidão para a liberdade. Era a festa mais importante para os israelitas, mas que havia sido abandonada devido à idolatria.
   Agora, mais uma vez em comunhão com o Senhor, o povo celebrava essa festa que simbolizava o cuidado de Deus com seu povo.
(Texto adaptado da revista Diálogo e Ação, ed. JUERP)

Leitura Diária

- Segunda-feira: 2Crônicas 29.1-11
 

- Terça-feira: 2Crônicas 29.12-19
- Quarta-feira: 2Crônicas 29.20-36
- Quinta-feira: 2Crônicas 30.1-12 
- Sexta-feira: 2Crônicas 30.13-27

13 Uma imensa multidão reuniu-se em Jerusalém no segundo mês, para celebrar a festa dos pães sem fermento.
 

14 Eles retiraram os altares que havia em Jerusalém e se desfizeram de todos os altares de incenso, atirando-os no vale de Cedrom.
 

15 Abateram o cordeiro da Páscoa no dia catorze do segundo mês. Os sacerdotes e os levitas, envergonhados, consagraram-se e levaram holocaustos ao templo do Senhor.
 

16 E assumiram seus postos, conforme prescrito na Lei de Moisés, homem de Deus. Os sacerdotes aspergiram o sangue que os levitas lhes entregaram.
 

17 Visto que muitos na multidão não haviam se consagrado, os levitas tiveram que matar cordeiros da Páscoa para todos os que não estavam cerimonialmente puros e que por isso não podiam consagrar os seus cordeiros ao Senhor.
 

18 Embora muitos dos que vieram de Efraim, de Manassés, de Issacar e de Zebulom não se tivessem purificado, assim mesmo comeram a Páscoa, contrariando o que estava escrito. Mas Ezequias orou por eles, dizendo: "Queira o Senhor, que é bondoso, perdoar todo
 

19 aquele que inclina o seu coração para buscar a Deus, o Senhor, o Deus dos seus antepassados, mesmo que não esteja puro de acordo com as regras do santuário".
 

20 E o Senhor ouviu a oração de Ezequias e não castigou o povo.
 

21 Os israelitas presentes em Jerusalém celebraram com muita alegria a festa dos pães sem fermento durante sete dias. Diariamente os levitas e os sacerdotes cantavam louvores, ao som dos instrumentos ressonantes do Senhor.
 

22 Ezequias dirigiu palavras animadoras a todos os levitas, que mostraram boa disposição para com o serviço do Senhor. Durante os sete dias eles comeram suas porções das ofertas, apresentaram sacrifícios de comunhão e louvaram o Senhor, o Deus dos seus antepassados.
 

23 E toda a assembleia decidiu prolongar a festa por mais sete dias, e a celebraram com alegria.
 

24 Ezequias, rei de Judá, forneceu mil novilhos e sete mil ovelhas e bodes para a assembleia, e os líderes, mil novilhos e dez mil ovelhas e bodes. Muitos sacerdotes se consagraram,
 

25 e toda a assembleia de Judá se regozijava, juntamente com os sacerdotes, com os levitas e com todos os que se haviam reunido, vindos de Israel, inclusive os estrangeiros que viviam em Israel e em Judá.
 

26 Houve grande alegria em Jerusalém, pois desde os dias de Salomão, filho de Davi, rei de Israel, não havia acontecido algo assim na cidade.
 

27 Os sacerdotes e os levitas levantaram-se para abençoar o povo, e Deus os ouviu; a oração deles chegou aos céus, sua santa habitação.

'Foi isso que Ezequias fez em todo o reino de Judá. Ele fez o que era bom e certo, e em tudo foi fiel diante do Senhor, do seu Deus. Em tudo o que ele empreendeu no serviço do templo de Deus e na obediência à lei e aos mandamentos, ele buscou o seu Deus e trabalhou de todo o coração; e por isso prosperou'
2 Crônicas 31.20,21
GUINÉ-BISSAU - O desafio dos missionário Freddy e Elaine Ovando, na cidade de Bafatá, para continuar discipulando os novos crentes africanos continua, pois muitos convertidos ainda não se casaram, mas pouco a pouco estão aprendendo a importância de constituir oficialmente sua família. Ore por este trabalho de discipulado. (Elaine Behrsin - Letônia)