União de Jovens e Adolescentes Cristãos
"E sede cumpridores da Palavra e não somente ouvintes (...)"
Tiago 1.22a

sábado, 23 de março de 2013

Leitura Diária (23.03.2013)

O Tempo da Restauração
Esdras 6.1-12; Neemias 8


   Foi uma grande alegria para o povo ver o templo e os muros de Jerusalém reconstruídos. Mas essa não foi uma necessidade reconhecida de imediato pelos israelitas ao retornarem do exílio. Foi necessário que Deus enviasse profetas, como Ageu, para que o povo despertasse para essa falta, pois estavam mais preocupados com suas casas e com suas próprias vidas.
   Muitas vezes, nos deixamos nos envolver tanto pelos nossos problemas diários, pelo nosso dia-a-dia que acabamos nos esquecendo da obra do Senhor. Esquecemos que, ao colocá-lo em primeiro lugar, Ele nos auxiliará em todas as outras áreas (Mateus 6.33).
   Qual tem sido sua lista de prioridades?
(Adaptado da revista Diálogo e Ação)

Leitura Diária

- Segunda-feira: Esdras 6.1-12
- Terça-feira: Esdras 7.1-10
- Quarta-feira: Esdras 7.11-28
- Quinta-feira: Neemias 1
- Sexta-feira: Neemias 8.1-12
- Sábado: Ageu 1

1
No primeiro dia do sexto mês do segundo ano do reinado de Dario, a palavra do Senhor veio por meio do profeta Ageu ao governador de Judá, Zorobabel, filho de Sealtiel, e ao sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, dizendo:

2 "Assim diz o Senhor dos Exércitos: Este povo afirma: ‘Ainda não chegou o tempo de reconstruir a casa do Senhor’ ".

3 Por isso, a palavra do Senhor veio novamente por meio do profeta Ageu:

4 "Acaso é tempo de vocês morarem em casas de fino acabamento, enquanto a minha casa continua destruída?"

5 Agora, assim diz o Senhor dos Exércitos: "Vejam aonde os seus caminhos os levaram.

6 Vocês têm plantado muito, e colhido pouco. Vocês comem, mas não se fartam. Bebem, mas não se satisfazem. Vestem-se, mas não se aquecem. Aquele que recebe salário, recebe-o para colocá-lo numa bolsa furada".

7 Assim diz o Senhor dos Exércitos: "Vejam aonde os seus caminhos os levaram!

8 Subam o monte para trazer madeira. Construam o templo, para que eu me alegre e nele seja glorificado", diz o Senhor.

9 "Vocês esperavam muito, mas, para surpresa de vocês, acabou sendo pouco. E o que vocês trouxeram para casa eu dissipei com um sopro. E por que fiz isso?", pergunta o Senhor dos Exércitos. "Por causa do meu templo, que ainda está destruído, enquanto cada um de vocês se ocupa com a sua própria casa.

10 Por isso, por causa de vocês, o céu reteu o orvalho e a terra deixou de dar o seu fruto.

11 Provoquei uma seca nos campos e nos montes, que atingiu o trigo, o vinho, o azeite e tudo mais que a terra produz, e também os homens e o gado. O trabalho das mãos de vocês foi prejudicado".

12 Zorobabel, filho de Sealtiel, o sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, e todo o restante do povo obedeceram à voz do Senhor, o seu Deus, por causa das palavras do profeta Ageu, a quem o Senhor, o seu Deus, enviara. E o povo temeu ao Senhor.

13 Então Ageu, o mensageiro do Senhor, trouxe esta mensagem do Senhor para o povo: "Eu estou com vocês", declara o Senhor.

14 Assim o Senhor encorajou o governador de Judá, Zorobabel, filho de Sealtiel, o sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, e todo o restante do povo, de modo que eles começaram a trabalhar no templo do Senhor dos Exércitos, o seu Deus,

15 no dia vinte e quatro do sexto mês do segundo ano do reinado de Dario.


Exercite sua Memória
"Minha é a prata, e meu é o ouro, diz o Senhor dos Exércitos"
Ageu 2.8
CABO VERDE – Interceda pelo missionário Rodrigo Marcelo Moreno de Souza. Que o trabalho desenvolvido por ele em Achada Ponta cresça. Que os irmãos discipulados se capacitem para levar o Evangelho a toda comunidade. (Minh – Sudeste da Ásia)