União de Jovens e Adolescentes Cristãos
"E sede cumpridores da Palavra e não somente ouvintes (...)"
Tiago 1.22a

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Leitura Diária (17.01.2012)

Quando Deus Usa os Homens
Gênesis 12.1-9; Gênesis 39
 

   Depois de uma longa vida de espera, finalmente o filho de Abraão e Sara nasceu: Isaque, cujo nome significa “riso”, motivo de grande alegria para aquela família.
   Mas Abraão precisou provar, mais uma vez sua fé. Alguns estudiosos dizem que talvez Abraão havia se agradado tanto de seu filho, que começara a colocá-lo em primeiro lugar na sua vida, a frente até mesmo de Deus. Como prova de seu compromisso e fé, Deus pediu que Abraão oferecesse seu filho em sacrifício no monte Moriá.
   Sacrifícios de crianças eram comuns na cultura religiosa dos cananeus e de outros povos idólatras, conhecidos por Abraão, por isso ele sabia que era uma coisa séria que poderia lhe tirar o filho aguardado por tantas décadas. Mesmo assim, Abraão leva a fé às últimas conseqüências e quando vai levantar a faca para sacrificar seu filho, é impedido por Deus de fazê-lo. Ele passara no teste.
   Muitas vezes somos colocados diante de situações em que temos de abrir mão de “tesouros”, por nós tão almejados e cultivados, em nome de nosso relacionamento com Deus. Não são atitudes fáceis de serem tomadas, mas necessárias e amplamente recompensadas pois, se estamos mais pertos de Deus, estamos caminhando em uma vida melhor.
(Adaptado da revista Diálogo e Ação)

Leitura Diária

- Segunda-feira: Gênesis 12.1-9
- Terça-feira: Gênesis 15
- Quarta-feira: Gênesis 18.1-16 
- Quinta-feira: Gênesis 22 

1 Passado algum tempo, Deus pôs Abraão à prova, dizendo-lhe: "Abraão! " Ele respondeu: "Eis-me aqui".

2 Então disse Deus: "Tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá. Sacrifique-o ali como holocausto num dos montes que lhe indicarei".

3 Na manhã seguinte, Abraão levantou-se e preparou o seu jumento. Levou consigo dois de seus servos e Isaque seu filho. Depois de cortar lenha para o holocausto, partiu em direção ao lugar que Deus lhe havia indicado.

4 No terceiro dia de viagem, Abraão olhou e viu o lugar ao longe.

5 Disse ele a seus servos: "Fiquem aqui com o jumento enquanto eu e o rapaz vamos até lá. Depois de adorarmos, voltaremos".

6 Abraão pegou a lenha para o holocausto e a colocou nos ombros de seu filho Isaque, e ele mesmo levou as brasas para o fogo, e a faca. E caminhando os dois juntos,

7 Isaque disse a seu pai Abraão: "Meu pai! " "Sim, meu filho", respondeu Abraão. Isaque perguntou: "As brasas e a lenha estão aqui, mas onde está o cordeiro para o holocausto? "

8 Respondeu Abraão: "Deus mesmo há de prover o cordeiro para o holocausto, meu filho". E os dois continuaram a caminhar juntos.

9 Quando chegaram ao lugar que Deus lhe havia indicado, Abraão construiu um altar e sobre ele arrumou a lenha. Amarrou seu filho Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha.

10 Então estendeu a mão e pegou a faca para sacrificar seu filho.

11 Mas o Anjo do Senhor o chamou do céu: "Abraão! Abraão! " "Eis-me aqui", respondeu ele.

12 "Não toque no rapaz", disse o Anjo. "Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho. "

13 Abraão ergueu os olhos e viu um carneiro preso pelos chifres num arbusto. Foi lá, pegou-o e sacrificou-o como holocausto em lugar de seu filho.

14 Abraão deu àquele lugar o nome de "O Senhor proverá". Por isso até hoje se diz: "No monte do Senhor se proverá".

15 Pela segunda vez o Anjo do Senhor chamou do céu a Abraão

16 e disse: "Juro por mim mesmo", declara o Senhor, "que por ter feito o que fez, não me negando seu filho, o seu único filho,

17 esteja certo de que o abençoarei e farei seus descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e como a areia das praias do mar. Sua descendência conquistará as cidades dos que lhe forem inimigos

18 e, por meio dela, todos povos da terra serão abençoados, porque você me obedeceu".

19 Então voltou Abraão a seus servos, e juntos partiram para Berseba, onde passou a viver.

20 Passado algum tempo, disseram a Abraão que Milca dera filhos a seu irmão Naor:

21 Uz, o mais velho, Buz, seu irmão, Quemuel, pai de Arã,

22 Quésede, Hazo, Pildas, Jidlafe e Betuel,

23 pai de Rebeca. Estes foram os oito filhos que Milca deu a Naor, irmão de Abraão.

24 E sua concubina, chamada Reumá, teve os seguintes filhos: Tebá, Gaã, Taás e Maaca.

 
Exercite sua Memória
'Mas o Senhor era com José, e ele tornou-se próspero; e estava na casa do seu senhor, o egípcio'
Gênesis 39.2
MISSIONÁRIOS EM ÁREA DE RISCO – Ore pelos missionários que atuam no Sul da Ásia e no Norte da África, áreas de perseguição, onde é proibido pregar o Evangelho. Que Deus guarde suas vidas e suas famílias e lhes dê coragem para testemunhar de Cristo.