União de Jovens e Adolescentes Cristãos
"E sede cumpridores da Palavra e não somente ouvintes (...)"
Tiago 1.22a

domingo, 19 de agosto de 2012

Procura-se: Jovens Comprometidos com Deus


   Forte, dinâmico, questionador, rápido no falar e no agir, possui poucos medos, consegue se adaptar a diferentes situações e ainda fazer amigos em pouco tempo. Os jovens possuem diversas qualidades e características surpreendentes, quando começam a usá-las dentro das igrejas conseguem fazer tantas atividades produtivas que chegam a cansar os mais velhos só de olhar. Mas este cansaço é superado de imediato por um olhar de admiração sincera. Entretanto, para tal ação há a necessidade do despertar dos jovens para um compromisso real com Deus, tendo uma vida que apenas com o exemplo do dia a dia possa mudar outras vidas.
   É de impressionar o trabalho feito pelos jovens dentro das igrejas, dançam, cantam, cuidam das crianças, ensinam, fazem a mídia da igreja, cuidam do som, sorriem, abraçam e animam qualquer programação. Geralmente, igrejas que não possuem jovens são igrejas sem alegria. Assim como igrejas que menosprezam seus jovens, afirmando que estão contra a Palavra de Deus apenas porque querem inserir um cântico com ritmo diferente na adoração congregacional. Aliás, bonito mesmo é ver uma igreja que usa e abusa da dinâmica dos jovens para cantar hinos e cânticos juntos no mesmo culto.
   Bonito mesmo é ver jovens que não menosprezam os idosos, mas abraçam também sua forma de adoração. Mas esta ação depende de um compromisso maior, um compromisso com Deus. Infelizmente, ao mesmo tempo que existem jovens comprometidos, existem hoje também muitos que ainda precisam despertar para este compromisso com Deus. A quantidade de jovens que apenas frequentam a igreja é enorme. Estes frequentam a igreja da mesma forma que frequentam boates e bares, a igreja só é mais um lugar de encontro.
   É triste ver uma mãe aflita por conta da falta de compromisso de seu filho com Deus. E o pior nesta história, é que geralmente estes jovens foram criados dentro da igreja e conhecem a vontade de Deus, mas começam a achar que o mundo é diferente de como lhe foi ensinado durante toda sua infância. Acreditam que nada deve ser levado tão ao pé da letra. Passam a usar constantemente frases como: “Isso não tem nada haver”; “Hoje eu vou sair, mas amanhã de manhã estou cedo na igreja”; “Vai ser só uma vez”; “O mundo hoje é diferente”. 
   A verdade é que Deus quer de todos os jovens um compromisso real e por inteiro. Os pais e as famílias congregacionais querem ver os jovens com uma vida exemplar, a ponto de mudar outras vidas apenas com o exemplo do dia a dia. Neste dia do jovem batista, motive, incentive os jovens da sua igreja, ou mesmo seus filhos, a buscarem um compromisso real com Deus. E você jovem, nunca deixe de ser um exemplo de servo de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário