União de Jovens e Adolescentes Cristãos
"E sede cumpridores da Palavra e não somente ouvintes (...)"
Tiago 1.22a

sábado, 19 de maio de 2012

Leitura Diária (19.05.2012)

Provado e Aprovados
Êxodo 15.22-17.7

   Mais uma vez o povo demonstra sua falta de confiança no cuidado de Deus. Não acreditam na promessa de Deus, que haveria comida todos os dias, e acham melhor guardar um pouco para o caso de faltar comida amanhã.
   Depois, demonstram desobediência, não guardando o sábado como Deus havia ordenado. Deveriam recolher o maná para sábado na sexta-feira, para que aquele dia fosse um dia de descanso e adoração a Deus.
   O povo confiaria em Deus, mas Deus teria um tempo para agir. Mesmo conhecendo um Deus tão grandioso como o Senhor o povo ainda limitava sua confiança Nele.
(Texto adaptado da revista Diálogo e Ação)

Leitura Diária
- Segunda-Feira: Êxodo 15.1-18
- Terça-Feira: Êxodo 15.19-21
- Quarta-Feira: Êxodo 15.22-27
- Quinta-Feira: Êxodo 16.1-5
- Sexta-Feira: Êxodo 16.6-16
- Sábado: Êxodo 16.17-34

17 Os israelitas fizeram como lhes fora dito; alguns recolheram mais, outros menos.
 
18 Quando mediram com o jarro, quem tinha recolhido muito não teve demais, e não faltou a quem tinha recolhido pouco. Cada um recolheu quanto precisava.
 
19 “Ninguém deve guardar nada para a manhã seguinte”, ordenou-lhes Moisés.
 
20 Todavia, alguns deles não deram atenção a Moisés e guardaram um pouco até a manhã seguinte, mas aquilo criou bicho e começou a cheirar mal. Por isso Moisés irou-se contra eles.
 
21 Cada manhã todos recolhiam quanto precisavam, pois, quando o sol esquentava, aquilo se derretia.
 
22 No sexto dia recolheram o dobro: dois jarros para cada pessoa; e os líderes da comunidade foram contar isso a Moisés,
 
23 que lhes explicou: “Foi isto que o Senhor ordenou: “Ama­nhã será dia de descanso, sábado consa­grado ao Senhor. Assem e cozinhem o que quiserem. Guardem o que sobrar até a manhã seguinte””.
 
24 E eles o guardaram até a manhã seguinte, como Moisés tinha ordenado, e não cheirou mal nem criou bicho.
 
25 “Comam-no hoje”, disse Moisés, “pois hoje é o sábado do Senhor. Hoje, vocês não o encontrarão no ter­reno.
 
26 Durante seis dias vocês podem recolhê-lo, mas, no sétimo dia, o sábado, nada acharão.
 
27 Apesar disso, alguns deles saíram no sétimo dia para recolhê-lo, mas não encontraram nada.
 
28 Então o Senhor disse a Moisés: “Até quando vocês se recusarão a obedecer aos meus mandamentos e às minhas instruções?
 
29 Vejam que o Senhor lhes deu o sábado; e por isso, no sexto dia, ele lhes dá pão para dois dias. No sétimo dia, fiquem todos onde estiverem; ninguém deve sair.”
 
30 Então o povo descansou no sétimo dia.
 
31 O povo de Israel chamou maná àquele pão. Era branco como semente de coentro e tinha gosto de bolo de mel.
 
32 Disse Moisés: “O Senhor ordenou-lhes que recolham um jarro de maná e que o guardem para as futuras gerações, para que vejam o pão que lhes dei no deserto, quando os tirei do Egito”.
 
33 Então Moisés disse a Arão: “Ponha numa vasilha a medida de um jarro de maná, e coloque-a diante do Senhor, para que seja conservado para as futuras gerações”.
 
34 Em obediência ao que o Senhor tinha ordenado a Moisés, Arão colocou o maná junto às tábuas da aliança, para ali ser guardado.
Exercite sua Memória
"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna."

João 3.16
NORTE DO IRAQUE – Ore pelo missionário Pr. Nasser Mussa, que trabalha com 170 crianças. Que Deus esteja a cada dia dando sabedoria e discernimento para aproveitar esta oportunidade para ensinar aos pequeninos habilidades esportivas, juntamente com valores eternos e princípios da Palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário