União de Jovens e Adolescentes Cristãos
"E sede cumpridores da Palavra e não somente ouvintes (...)"
Tiago 1.22a

terça-feira, 24 de maio de 2011

Leitura Diária

Segunda-feira - II Crônicas 34.1-21


Terça-feira - II Crônicas 34.22-33


  Na continuação da Leitura do dia anterior, o rei Josias enviou Hilquias (aquele que encontrou o livro da Lei), e mais alguns, à profetisa Hulda, para que ela consultasse a vontade do Senhor. Deus é justo. Por isso, diz que toda a idolatria do povo seria julgada.
  No entanto, o rei Josias havia se humilhado diante da presença do Senhor, se arrependendo dos pecados de todo o povo. Deus é amoroso. Por isso, Deus prometeu que o julgamento não seria realizado durante o reinado de Josias, para que o rei não visse a destruição do reino.
  Assim, o rei Josias prometeu seguir a tudo quanto Deus havia dito, e tudo quanto estava escrito no livro da Lei.  O rei Josias leu, portanto, este livro, o Livro da Aliança, ao povo. E, durante o seu reinado, o povo do reino de Judá não se desviou dos caminhos do Senhor.

Representação do Livro da Aliança
  

22.Hilquias e aqueles que o rei tinha enviado com ele foram falar com a profetisa Hulda, mulher de Salum, responsável pelo guarda-roupa do templo, filho de Tocate e neto de Harás. Ela morava no bairro novo de Jerusalém.
23.Ela lhes disse: "Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘Digam ao homem que os enviou a mim:
24.Assim diz o Senhor: Eu vou trazer uma desgraça sobre este lugar e sobre seus habitantes; todas as maldições escritas no livro que foi lido na presença do rei de Judá.
25.Porque me abandonaram e queimaram incenso a outros deuses, provocando-me a ira por meio de todos os ídolos que as mãos deles têm feito, minha ira arderá contra este lugar e não será apagada’.
26.Digam ao rei de Judá, que os enviou para consultar o Senhor: ‘Assim diz o Senhor, o Deus de Israel, acerca das palavras que você ouviu:
27.Já que o seu coração se abriu e você se humilhou diante de Deus quando ouviu o que ele falou contra este lugar e contra os seus habitantes, e você se humilhou diante de mim, rasgou as suas vestes e chorou na minha presença, eu o ouvi, declara o Senhor.
28.Portanto, eu o reunirei aos seus antepassados, e você será sepultado em paz. Seus olhos não verão a desgraça que trarei sobre este lugar e sobre seus habitantes’ ". Então eles levaram a resposta ao rei.
29.Então o rei convocou todas as autoridades de Judá e de Jerusalém.
30.Depois subiu ao templo do Senhor acompanhado por todos os homens de Judá, todo o povo de Jerusalém, os sacerdotes e os levitas: todo o povo, dos mais simples aos mais importantes. Para todos o rei leu em voz alta todas as palavras do Livro da Aliança, que havia sido encontrado no templo do Senhor.
31.Ele tomou o seu lugar e, na presença do Senhor, fez uma aliança, comprometendo-se a seguir o Senhor e obedecer de todo o coração e de toda a alma aos seus mandamentos, seus testemunhos e seus decretos, cumprindo as palavras da aliança escritas naquele livro.
32.Depois fez com que todos em Jerusalém e em Benjamim se comprometessem com a aliança; os habitantes de Jerusalém passaram a cumprir a aliança de Deus, o Deus dos seus antepassados.
33.Josias retirou todos os ídolos detestáveis de todo o território dos israelitas e obrigou todos os que estavam em Israel a servirem ao Senhor, ao seu Deus. E enquanto ele viveu, o povo não deixou de seguir o Senhor, o Deus dos seus antepassados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário